Por Carlos Tomaz 03 fevereiro 2011

174731005_75f8552096_zInfestação maciça de carrapatos, da espécie Amblyomma cajennense ou Rhipicefalus sanguineus (Foto: Waldo Jaquith)

Há alguns dias atrás falei no twitter que aqui estava infestado de carrapatos. Minhas cachorras estão cheias deles, principalmente as duas com os pelos maiores. Mesmo olhando todo dia e tirando os carrapatos, não resolve totalmente o problema. Para controlar totalmente a infestação de carrapatos primeiro temos que entender o seu ciclo de vida para poder agir em todos os estágio e acabar de vez com esses ectoparasitas.

No verão passado, escrevi um pouco sobre o tema, mas agora vou detalhar mais o assunto especialmente sobre os carrapatos, numa outra postagem falaremos sobre as pulgas.

Se engana quem pense que os carrapatos estão somente grudados nos animais, algumas espécies, chegam a trocar de hospedeiro por até três vezes. Quando o carrapato não está no animal, ele pode estar nas frestas da porta, num canto do chão, nos tapetes e principalmente nos locais onde o animal costuma se deitar.

Começando o ciclo do carrapato a partir do momento em que a fêmea põe os ovos, estes após algumas semanas eclodem e dão origem as larvas. As larvas estão prontas para se prender ao hospedeiro, que no caso pode ser um cão. Após se alimentarem de sangue, elas caem novamente ao solo para se transformar em ninfa. As ninfas voltam ao hospedeiro para se alimentar e depois voltam ao solo para finalmente se tornarem carrapatos. Depois dessa breve explicação sobre o ciclo de vida de um carrapato, você deve imaginar que um tratamento completo não diz respeito apenas ao animal, mas também o ambiente em que ele vive.

Combater o carrapato no ambiente

É importante você observar o local onde o cão dorme, pois ali pode ter muitas larvas, ninfas e carrapatos. Ao menos uma vez por semana, troque ou lave panos e almofadas que os cães usam para dormir. Feche com cimento algum buraco ou fresta do canil, pois é um ótimo lugar pra eles se esconderem. Para acabar com os carrapatos em todos os seus estágios, você pode usar produtos a base de piretróides, vendidos em petshops e casas agropecuárias. Faça a desinfecção de todo o local, do chão até as paredes. Se lembre de retirar objetos que possam intoxicar o animal depois, como bebedouros e comedouros. Outra maneira eficiente é usar a vassoura de fogo, o calor mata todos os estágios do carrapato e também os que estão bem escondidos.

Abaixo, todos esses carrapatos, eu tirei do local onde minhas cachorras dormem. Estavam entre os panos e almofadas e até no teto. Detalhe, são todas fêmeas.

110203_131723 

Combater o carrapato no animal

No verão é que temos a maior incidência de infestação de carrapatos devido as condições do ambiente serem propícias para o seu desenvolvimento. Aumente a frequência de banhos e tosas, com o pelo menor fica mais fácil o tratamento. Existem muitos produtos para esse tipo de tratamento, verifique com seu médico veterinário qual é o mais indicado para o seu caso. Você pode também examinar seu cão e retirar os carrapatos que estiverem nele, mas se forem muitos isso não vai adiantar tanto assim. Se retirar um carrapato no seu cão, use uma pinça e não mate ele, pois além de transmitir doenças, pode ser uma fêmea cheia de ovos e você estará espalhando milhares de ovos no ambiente. Isso só vai aumentar a população de carrapatos. Em um potinho, coloque água e álcool e coloque os carrapatos que você tirar dentro dele.

É importante também você conversar com seus vizinhos, pode ser que os carrapatos que infestaram a sua casa vieram de lá. Façam um tratamento conjunto, acabando assim com todas as possibilidades de novas infestações. Mas lembre-se que eles podem sempre voltar, então use produtos periodicamente, protegendo de vez o seu cachorro. Aqui em casa a possível causa da infestação possa ser esse ninho de passarinho. Acredito que eles trouxeram os carrapatos. Agora só estou esperando os filhotes voarem pra retirar o ninho e cuidar pra que não façam de novo.

110203_131204

3 comentários

  1. boa tarde, já usei tudo que me ensinaram, tenho duas cachorras, de pelos longos, e um pincher, produtos quimicos remedios, vassoura com fogo, ñ sei mais oq fazer, e minha golden esta gravida isso esta me preocupando, mantenho td sempre limpinho lavo desinfeto...se souber algo mais eficaz agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde carlos, sei bem oq é isso, estamos sofrendo com este ataque de carrapatos, tenho tres cães, em casa, já usei de tudo, até a vassoura com fogo, mantenho td sempre limpo, banhos periodicos, alimentação de otima qualidade, ~~n sei mais oq fazer, pois já usei de td, e estou preocupada pq uma das femeas esta gravida..se souber de algo eficaz, e que ñ prejudique a saude delas agradeço.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pelas dicas,pois meu cão está com infestação,estou desesperado.

    ResponderExcluir

Artigos Recentes

Facebook

Assinar Newsletter:

- Copyright © 2009- Lar da Veterinária -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -