Por Carlos Tomaz 26 fevereiro 2011

v8v10v11 Hoje no mercado existem muitas vacinas diferentes, até certo ponto isso é bom para estimular a concorrência e abaixar os preços. Mas você sabe qual a diferenças entre essas vacinas? Como jogada de marketing, os laboratórios falam que a V10 é melhor que a V8 por que protege contra 2 doenças a mais que a outra. E hoje ainda fiquei sabendo que já existe no mercado a V11, que nesse pensamento, protegeria contra 11 doenças. As vacinas V10 e V11 podem até ser melhores que a V8, mas na verdade todas elas protegem contra 7 doenças:

  1. Parvovirose;
  2. Cinomose;
  3. Coronavirose;
  4. Parainfluenza;
  5. Hepatite;
  6. Adenovirose;
  7. Leptospirose.

Então qual é a diferença entre elas?

A Leptospirose pode ser causada por vários tipos da bactéria leptospira . A V8 ou óctupla protege contra dois tipos de cepas, a Leptospira canicola e Leptospira icterohaemorrhagiae, já a V10 ou décupla, protege contra quatro tipos de cepas, além da L. canicola e L. icterohaemorrhagiae, ela também protege contra a Leptospira grippotyphosa e Leptospira pomona. Hoje liguei em um petshop para consultar o preço da vacina e me disseram que agora estão trabalhando com a V11 (undécupla). Fui pesquisar a respeito, essa nova vacina protege contra outra cepa da leptospira,  a L. copenhageni.

Trocando em miúdos, as três vacinas protegem contra as mesmas doenças, porém a indicação de cada uma delas vai de acordo com a região e o critério do Médico Veterinário. Por exemplo, não há necessidade de um cão que vive na cidade e mora em apartamento, tomar a V11, já que a incidência de ratos não é tão grande no ambiente em que o animal vive. Já aquele animal que vive na zona rural, solto, tem muito mais chances de ter contato com ratos e contrair a leptospirose, então a vacina V10 ou a nova, V11, são as mais indicadas.

Lembrando que o filhote deve tomar três doses dessa vacina e depois um reforço a cada ano. Consulte seu Médico Veterinário e verifique se a vacinação do seu melhor amigo está em dia, com a saúde não se brinca.

5 comentários

  1. Muito bom saber a respeito, pois nenhum veterinário até hoje me explicou com tal clareza. Pois na vdd eles querem vender o produto que proporciona o maior LUCRO.......infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada agora entendi, os filhotinhos aqui de casa, moram em zona rural e tomaram hoje a primeira dose da V12

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber, a minha cachorra é Daschund esta com 2 anos e meio e tomou a vacina Vencomax 11 somente no 1º ano. Agora quando for dar, como faço? Ela deverá tomar qual vacina? Pois me falaram que esta vacina é nacional e é porcaria. E de quanto tempo em quanto tempo?
    E gostaria de tirar uma dúvida também ela deverá tomar a vacina e depois de alguns dias tomar de novo um reforço? E terei que pagar novamente? Por favor me explique por que sou leiga e desconfio muito.

    Por favor me ajudem pois não quero pagar por algo que não é na realidade e também não quero deixar de proteger ela. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maya,

      leia a seguinte postagem:
      http://www.lardaveterinaria.com.br/2011/06/importancia-da-vacinacao-em-animais.html

      Excluir

Artigos Recentes

Facebook

Assinar Newsletter:

- Copyright © 2009- Lar da Veterinária -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -