Por Unknown 30 dezembro 2011

É inevitável, quando chegam as festas de fim de ano, vem junto as comemorações com fogos de artifício. Realmente as queimas de fogos, principalmente nas grandes cidades, são belíssimas, mas somente para nós, humanos. Os cães sofrem, e muito, com o barulho causado pelos fogos e rojões. Como já falamos do assunto no ano passado, eles têm a audição muito mais aguçada que a nossa, ou seja, eles conseguem ouvir cerca de quatro vezes mais, então imaginem o que é o barulho dos fogos de artifício ouvido pelos cães. O mesmo vale para casos de tempestades, trovões e outros barulhos altos. Então o que fazer para proteger seu cachorro durante essas situações? Existem várias opções:

Proteção

Reserve um local bem protegido e ‘escondido’ em sua casa pro cão se esconder durante situações de muito barulho, como as queimas de fogos na virada do ano. Você pode amenizar o barulho colocando chumaços de algodão no ouvido do cachorro. Muitos especialistas em comportamento animal dizem que não se deve abraçar ou pegar o cão no colo nessas horas, por que mostra que você o está recompensando pelo medo, mas recentemente li uma matéria (infelizmente não achei para colocar aqui, se alguém achar poste nos comentários) que estudos mostraram que o animal não faz nenhuma ligação do medo a recompensa de carinho. Você pode deixar um som ligado, com alguma música suave, que amenize o som dos fogos. O importante é fazer o animal achar que está protegido dos barulhos. Essa é a única saída mais rápida para o problema, agora temos outras maneiras para evitar os momentos de pânico do cão, são mais saudáveis, porém necessitam de mais tempo para fazer efeito. São os próximos tópicos.

Dessensibilização

Essa é a melhor maneira de resolver o problema do medo de fogos de artifícios, porém leva tempo e persistência. Se você não tem muita prática com adestramento, pode procurar a ajuda de algum profissional. Além de ser muito mais saudável, você não precisará de preocupar sempre que tiver alguma final de campeonato de futebol ou perder seu réveillon todo ano. Leia nosso post do ano passado, onde demos ênfase no truques para tirar o medo do seu cão com alguns treinamentos básicos.

Florais de Bach

3928748396_bd2330842b_oEstrela de Belém, uma das flores de Bach (Foto: Gláucia Góes)

As essências florais também podem ser usadas para tratar os desvios no comportamento do cão e fazê-lo perder o medo dos fogos de artifício. Esse também é um meio que leva mais tempo para fazer efeito. Você deve procurar um profissional com experiência, o que pode ser muito difícil, por se tratar de uma técnica ainda pouco difundida no meio veterinário.

Tranquilizantes

Em último caso, pode ser feito o uso de sedativos e tranquilizantes, mas essa é uma técnica muito arriscada e deve ser feita somente por um Médico Veterinário. Pode ser usado em casos de cães que ficam muito agitados e agressivos durante situações de muito barulho. Sempre que possível, tente as outras opções para evitar que seu cão passe por esses momentos de estresse.

Faça um comentário

Artigos Recentes

Facebook

Assinar Newsletter:

- Copyright © 2009- Lar da Veterinária -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -