Por Emilli Bicudo 19 fevereiro 2013

Olá leitores do blog, meu nome é Emilli, sou formada em Biologia pela Universidade Federal de Alfenas e uma amante incondicional de animais, como durante a faculdade eu me direcionei para a área de parasitologia, vou escrever sobre o assunto aqui no Lar da Veterinária, espero que gostem.

As miíases, popularmente conhecidas como Berne e Bicheira são infestações causadas pelas larvas de moscas, principalmente as da família Calliphoridae, ou popularmente, moscas varejeiras. Dentre as varejeiras existem aquelas cujas larvas se alimentam de tecido morto em decomposição e aquelas que são parasitas obrigatórias, ou seja, se alimentam de tecido vivo.

A mosca varejeira americana - Cochliomya hominivorax - é a causadora da bicheira. Elas são pequenas, possuem entre 8 e 10 mm e tem uma coloração metálica de uma tonalidade verde azulada. A fêmea deposita em feridas abertas não infectadas cerca de 200 ovos, que eclodem após um dia, as larvas alimentam-se de carne e dentre 5 a 7 dias elas deixam o hospedeiro e enterram-se para pupar (mudança de estágio de vida).


Cochliomyia hominivorax

A mosca berneira Dermatobia hominis é uma mosca robusta com cerca de 12 mm e também pode ser reconhecida pela sua coloração metálica de tonalidade azulada. Diferentemente da mosca varejeira, não deposita seus ovos no parasita. Ela se utiliza de insetos vetores para isso, como por exemplo, a mosca doméstica. A D. homonis deposita seus ovos no abdome dos vetores, que ao pousarem sobre um hospedeiro (bovinos, caninos e até mesmo o ser humano) deixam algumas larvas sobre a pele, o calor emanado pela pele faz com que as larvas eclodam e penetrem na pele, elas podem ficar no hospedeiro por até 3 meses.


Dermatobia hominis

Essas infestações, dependendo da gravidade e do estado de saúde do animal, podem evoluir até ao óbito, pois além da infecção causada pela própria larva, o local fica aberto e pré disposto a infecções bacterianas secundárias. Por esse motivo é tão importante o cuidado dessa enfermidade por profissionais qualificados, que além de retirar os parasitas, irão tratar possíveis infecções existentes no local da lesão.

O berne e a bicheira são as miíases mais conhecidas, porém existem muitas outras famílias de artrópodes que são parasitas obrigatórios no seu período larval e que atingem além do tecido cutâneo, o trato respiratório e também gastrointestinal.

Faça um comentário

Artigos Recentes

Facebook

Assinar Newsletter:

- Copyright © 2009- Lar da Veterinária -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -